Home / automotivo / DiferenA�as entre enceramento, polimento e cristalizaA�A?o

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Deixar o carro bonito A� o objetivo da maioria dos motoristas, mas proteger a pintura A� uma forma de cuidar do patrimA?nio e garantir um bom preA�o no momento de troca. ServiA�os como enceramento, polimento e cristalizaA�A?o sA?o muito comuns no mercado, mas vocA? sabe qual A� a diferenA�a entre eles e qual A� ideal para o seu carro?
Os trA?s processos tA?m o objetivo de retirar manchas, riscos, proteger e dar brilho e a escolha por um deles deve ser feita juntamente com o prestador de serviA�os.
Antes de tudo, dois pontos devem ser observados: o estado da pintura e a durabilidade da proteA�A?o. A� importante que o especialista deixe claro quais os riscos e manchas que nA?o serA?o removidos – em muitos casos somente a repintura deixarA? seu carro em ordem. Definir o que serA? feito A� a maneira correta de se evitar descontentamentos e discussA�es.

Enceramento

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O enceramento A� indicado para todos os veA�culos, mas principalmente para veA�culos novos, seminovos e repintados. Apesar de ter um potencial pequeno para eliminar riscos e manchas, A� o jeito mais simples e barato de proteger e deixar seu carro mais bonito.

Custando entre R$ 100 e R$ 150, a qualidade do enceramento dependerA? do material a ser utilizado. Existem ceras de vA?rios tipos e preA�os, por isso, antes de tomar a decisA?o, verifique o resultado em outros carros.
Ceras de baixa qualidade protegem por pouco tempo. Atente para a aplicaA�A?o, verifique se o profissional protege as superfA�cies rugosas como em frisos e para-choques, estas peA�as nA?o devem receber o produto.

Polimento

O polimento A� recomendado para pinturas manchadas, queimadas de sol, riscos de pouca profundidade, manchas provocadas por A?rvores e pA?ssaros, peA�as que foram repintadas e perderam o brilho (como ocorre frequentemente no capuz do motor).

Utilizando massas abrasivas e politrizes que giram a 2.000 rotaA�A�es por minuto, o polimento costuma retirar um pouco do verniz da pintura e junto com ela as manchas e riscos. Em alguns casos, os polidores fazem uso de lixa da��A?gua bem fina para retirar substA?ncias impregnadas no verniz.
Ao contrA?rio da cera, que pode ser aplicada na sombra da sua garagem, o serviA�o requer conhecimento e experiA?ncia com a politriz. Definitivamente, polimento nA?o A� para amadores. Quinas, vincos e frisos laterais sA?o as principais vA�timas de um profissional inexperiente – a abrasA?o A� tA?o grande que se o profissional alguns segundos parado na mesma peA�a poderA? remover o verniz e a tinta, deixando a mostra o fundo branco da lataria.
Por um bom polimento em um carro mA�dio, o cliente desembolsarA? algo em torno de R$ 300, dependendo do estado da pintura e do valor do carro.
Cores escuras, como preto e azul marinho, merecem atenA�A?o especial, pois revelam facilmente as imperfeiA�A�es do trabalho.
Se optar por esse tipo de procedimento, use-o com moderaA�A?o. A utilizaA�A?o da politriz juntamente com produtos abrasivos sempre retira um pouco da camada de verniz, por isso especialistas recomendam no mA?ximo trA?s polimentos durante toda a vida A?til do carro.

CristalizaA�A?o

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A cristalizaA�A?o garante durabilidade maior que a cera, alA�m de evitar que pequenas agressA�es atinjam o verniz original do veA�culo.

CristalizaA�A?o ou espelhamento sA?o termos utilizados para aplicaA�A?o de uma resina protetora sobre a pintura. A� bom saber que, assim como a cera, os produtos aplicados sobre a lataria do carro nA?o reagem quimicamente com o verniz da lataria, ou seja, a aplicaA�A?o da resina nA?o transforma a estrutura molecular nem do verniz nem da tinta.
A cristalizaA�A?o, por meio da camada fina de resina aplicada, garante durabilidade maior A� pintura em comparaA�A?o com a cera. AlA�m disso, evita que pequenas agressA�es atinjam o verniz original do veA�culo.
Apesar de algumas concessionA?rias oferecerem o serviA�o para veA�culos zero quilometro, a cristalizaA�A?o A� indicada para os carros com alguns anos de uso.
O serviA�o comeA�a com um polimento para retirar possA�veis riscos e manchas. Em seguida A� aplicado um desengordurante e, por fim, a resina. O custo de uma cristalizaA�A?o costuma passar dos R$ 350, mas nA?o utilize apenas o preA�o para escolher a empresa que vai cuidar do seu carro. Verifique o resultado em outros carros antes de bater o martelo e lembre-se que, se algo der errado, o reparo nA?o serA? simples.

Fonte: G1

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