Home / automotivo / Regras bA?sicas para manter um clA?ssico na garagem

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Ter um carro clA?ssico na garagem A� a curtiA�A?o de muita gente. Pode ser qualquer carro antigo que, de alguma forma, represente algo de bom para seu proprietA?rio. NA?o existe regra: pode ter a�?motorzA?oa�? ou a�?motorzinhoa�?, duas ou quatro portas, ser um sedA? enorme ou um compacto cupA?, muito antigo ou nem tanto. O importante A� comprar o carro certo e mantA?-lo em ordem para que nA?o fique apenas decorando a garagem.

Escolher o carro A� parte da diversA?o
Quando surge a vontade de ter aquele Fusca 62 ou um Mustang 65, o maior desafio A� conter a ansiedade, jA? que a precipitaA�A?o pode transformar um prazer em uma grande decepA�A?o.
A menos que vocA? seja do ramo, comprar um carro antigo com motor a�?rajandoa�?, queimando A?leo (fumaA�a cinza no escapamento) ou sem muitos acabamentos pode representar um gasto adicional que muitas vezes supera o valor da aquisiA�A?o.
Em relaA�A?o A� lataria, arrumar um bom pintor A� fA?cil. DifA�cil A� encontrar um volante original e bonito. Comece fazendo uma ampla pesquisa na internet, visite as feiras de carros antigos, conheA�a os clubes, converse com pessoas que possuam o carro desejado, pergunte sobre as dificuldades de reparo daquele modelo.
Por exemplo: peA�as de Fusca sA?o encontradas com relativa facilidade, mas se vocA? optou por um Chevrolet Omega 3.0 terA? uma grande dificuldade em encontrar um bloco ou cabeA�ote do motor. Quem nA?o presta atenA�A?o nestes detalhes acaba criando um a�?Franksteina�?, com calota de Variant, retrovisor de Kombi, lanterna de Puma e por aA� vai. NA?o esqueA�a que o valor de um automA?vel clA?ssico estA? associado A� originalidade e ao estado de conservaA�A?o.

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Antes de levar o carro para casa
De cara, troque A?leos e filtros, verifique a bateria e os freios e, talvez o mais importante, veja qual A� o estado da correia dentada a�� se existe uma peA�a que custa pouco, mas pode causar um grande estrago, A� ela. ResponsA?vel por sincronizar a abertura das vA?lvulas com os movimentos dos pistA�es, independente da quilometragem, a correia dentada possui vida A?til: lembre-se que a borracha resseca com o tempo e correias com mais de trA?s anos podem romper sem avisar. Verifique os pneus quanto a cortes, bolhas laterais e trincas de ressecamento. NA?o arrisque, pois os pneus sA?o grandes culpados por acidentes.

ElA�trica, uma caixa de surpresas
A� difA�cil prever um defeito elA�trico. Cuidar da bateria e ficar de olho nos terminais dos cabos elA�tricos A� uma boa pedida, alA�m de ter um jogo de fusA�veis no porta luvas. No entanto, relA?s, alternadores, motores de partida, luzes e sensores podem parar de funcionar sem aviso. NA?o se preocupe: neste casos os valores de reparo nA?o te deixarA?o triste.

NA?o descuide dos fluidos
Vazamentos sA?o prenA?ncios de grandes despesas, entA?o mantenha-se atento ao consumo ou vazamentos de A?leos. E nA?o A� sA? no motor: direA�A?o hidrA?ulica, freios, cA?mbio e diferencial tambA�m tA?m custo de reparo alto quando trabalham sem A?leo. Vedadores e gaxetas de borracha ressecam com o tempo e dA?o inA�cio a vazamentos que, se nA?o identificados precocemente, levam a gastos significativos.
Tire um dia de folga, levante o carro e com uma boa lanterna de LED faA�a uma inspeA�A?o minuciosa. Retire a roda traseira e o tambor de freio e inspecione os cilindros. Na parte dianteira, veja se a coifa da homocinA�tica (uma espA�cie de capa de borracha) nA?o estA? rasgada. Ali nA?o pode faltar graxa. E aproveite que vocA? estA? ao lado do semieixo (que sai do cA?mbio e leva a rotaA�A?o atA� a roda) e verifique se o cA?mbio nA?o vaza pelo retentor, outro campeA?o de vazamentos ao lado do retentor do virabrequim, que fica na parte traseira do bloco do motor, ao lado da embreagem.

Evitar o superaquecimento A� fA?cil
Com o carro frio, apalpe as mangueiras, que nA?o podem estar rA�gidas ou estalando; a borracha tem que estar macia. Na dA?vida troque, pois o custo A� pequeno em relaA�A?o ao estrago que ela pode causar. Outra substituiA�A?o muito importante A� a dos sensores tA�rmicos, como cebolinhas, cebolA�es, sensores de temperatura e vA?lvula termostA?tica, que por trabalharem com extrema variaA�A?o de temperatura acabam depois de um tempo perdendo as caracterA�sticas resistivas. Aproveite a lanterna de LED e verifique possA�veis vazamentos de A?gua no radiador, na bomba da��A?gua e nos selos do bloco do motor.

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Conduza de forma sutil
Para quem usa pouco, A� bom nA?o encher o tanque, jA? que a gasolina apodrece em cerca de um mA?s. TambA�m movimente o carro para nA?o deformar os pneus. Dificilmente um carro com mais de dez anos ficarA? totalmente em ordem: sA?o quatro mil peA�as que lA? estA?o hA? muito tempo recebendo diversas solicitaA�A�es, esquentando, esfriando, comprimindo, tracionando, torcendo, flexionando.
Todas estA?o sujeitas A� fadiga, algumas estA?o esperando apenas um buraco ou uma arrancada mais forte para romper, como buchas da bandeja, coxins do motor, pivA?s, buchas da barra estabilizadora, entre outras. Por isso, leve seu carro nas a�?pontas dos dedosa�?, evite trancos e aceleraA�A�es fortes, passe com cuidado em lombadas e valetas.

E o mais importante: lembre-se que ter um clA?ssico sem ter alguma coisa para mexer nA?o tem graA�a nenhuma. Faz parte do hobby. Divirta-se.

Fonte: G1

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